A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está mobilizando as escolas da rede estadual para garantir uma participação ativa e engajada no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, que ocorrerá entre os dias 20 e 31 de outubro. A iniciativa envolve ações motivacionais e pedagógicas, como aulões especiais, mutirões de estudos, gincanas do conhecimento, sorvetadas e jogos educativos, com os objetivos de reforçar aprendizagens e engajar estudantes, professores e famílias em torno da avaliação.
Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb mede o nível de aprendizagem dos alunos e oferece subsídios para que as escolas e os governos planejem políticas públicas baseadas em evidências.
Por meio de provas e questionários, o Saeb avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além de reunir informações sobre o contexto escolar, social e econômico das redes de ensino. Os resultados ajudam a compreender como os alunos estão aprendendo e orientam estratégias para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem nas escolas.
O secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson, destaca que a participação das escolas é essencial para o fortalecimento da rede pública de ensino. “O Saeb é um instrumento de grande relevância para todo o país e, aqui no Tocantins, tem sido um aliado na construção de políticas públicas mais assertivas. É fundamental que cada estudante participe com dedicação, pois os resultados refletem diretamente no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] e ajudam a garantir mais investimentos em infraestrutura, formação docente e novos projetos educacionais”, afirma o secretário.
Sobre o Saeb
Criado em 1990 e aplicado a cada dois anos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é uma avaliação em larga escala que mede o quanto os alunos estão aprendendo nas escolas públicas e privadas do Brasil.
As informações coletadas permitem um diagnóstico da educação básica e ajudam a identificar fatores que influenciam o desempenho dos estudantes.
Quem participa?
Participam do Saeb os estudantes dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, que realizam as provas de forma censitária, ou seja, com a participação de praticamente todas as escolas públicas. No ensino médio, participam os alunos da 3ª série e, no caso das escolas com cursos integrados ao ensino técnico, também os da 4ª série.
Já os estudantes do 2º ano do ensino fundamental participam por amostragem, em escolas previamente sorteadas. Além disso, algumas escolas dos 5º e 9º anos também aplicam, de forma amostral, testes adicionais nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
O que é avaliado?
As provas do Saeb medem habilidades de leitura, escrita e raciocínio lógico, com foco na compreensão e na aplicação prática do conhecimento.
O conteúdo é alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às matrizes de referência do Inep, que orientam quais competências e habilidades serão avaliadas em cada etapa da educação básica.
A aplicação do Saeb segue um processo estruturado que começa com a confirmação das turmas participantes pelas escolas. Em seguida, ocorre a distribuição dos materiais de prova, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pela execução da avaliação.
Os aplicadores das provas são profissionais externos, previamente formados e treinados pela FGV, garantindo isenção e padronização do processo. As provas são aplicadas nas próprias escolas, sob supervisão da equipe gestora.
Além das provas, são aplicados questionários direcionados a estudantes, professores e gestores, com o objetivo de levantar informações sobre o contexto escolar, social e econômico que influenciam o processo de aprendizagem.
Uso dos resultados
Os resultados do Saeb, quando somados aos dados do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador da qualidade do ensino no Brasil. Essas informações são fundamentais para planejar ações pedagógicas; definir metas educacionais; direcionar investimentos e políticas públicas; e identificar boas práticas e desafios enfrentados pelas escolas em diferentes contextos.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza, ressalta o papel do Saeb como instrumento de melhoria contínua. “O Saeb nos permite enxergar, com base em dados concretos, onde estamos acertando e onde precisamos melhorar. A partir desses resultados, conseguimos direcionar ações pedagógicas, fortalecer a formação dos professores e aprimorar as práticas de ensino”, destaca.
Importância para as escolas
Os dados obtidos pelo Saeb ajudam cada unidade escolar a compreender o próprio desempenho e a comparar resultados com as edições anteriores, bem como outras unidades escolares das redes municipais, estaduais e nacionais. Essa análise contribui para o desenvolvimento de planos de ação, aprimoramento de metodologias de ensino e acompanhamento mais próximo da aprendizagem dos estudantes.
“A avaliação é um momento de diagnóstico, não de punição. Ela nos mostra o que nossos alunos já dominam e o que ainda precisa ser trabalhado. Com esse conhecimento, conseguimos avançar com responsabilidade e planejamento”, reforça Celestina Maria de Souza.