Com atuação cada vez mais ampla na realização de cursos e formações voltados ao atendimento socioeducativo, a Escola de Socioeducação do Maranhão (Esma) celebra nove anos de existência. A instituição, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), foi instituída pela Portaria Conjunta nº 01/SEDIHPOP/FUNAC.
Criada com o objetivo de formar e aprimorar os servidores da socioeducação, a Esma tem atuado na qualificação técnica e na melhoria dos serviços prestados ao sistema socioeducativo maranhense. Entre as qualificações que realiza estão cursos de formação nos níveis básico, específico e especializado, além de formações em práticas restaurativas, entre outras atividades de ensino e pesquisa.
Segundo a presidente da Funac, Sorimar Sabóia, a cada ano, a Escola de Socioeducação do Maranhão tem buscado ampliar o número de formações oferecidas, bem como levar esses cursos a profissionais que atuam tanto na Fundação quanto em outras instituições socioeducativas. “O propósito da Esma sempre foi atender a uma necessidade histórica de qualificação dos profissionais que atuam na socioeducação. Estamos conseguindo ampliar ainda mais essa oferta de cursos, de forma que nosso atendimento socioeducativo vem alcançando resultados ainda mais positivos”, afirma.
Qualificação
Atualmente, a Esma oferece diversos cursos que atendem servidores dos Centros Socioeducativos de São Luís, Imperatriz e Timon. Entre as qualificações, estão: Formação Básica em Socioeducação; Rotinas Administrativas e Atendimento ao Público (níveis médio e superior); Práticas Restaurativas; Gestão Socioeducativa; Direitos Humanos e Diversidades; Ações Sociopedagógicas; Segurança Socioeducativa; Trilha de Formação em Atendimento Operacional Específico; e Pesquisa em Socioeducação.
Para a diretora da Esma, Priscilla Swaze, os nove anos da Escola de Socioeducação do Maranhão representam uma história de superação e de impactos positivos na vida de centenas de servidores e adolescentes.
“Os avanços recentes, tanto na infraestrutura quanto na capacitação, são prova de que a educação é um dos maiores instrumentos para a ressocialização e a reintegração social”, ressaltou.
Sorimar Sabóia destaca que esses resultados decorrem de investimento contínuo na melhoria da Escola, aliado ao esforço do Governo do Estado e da Funac. “Isso garante que a instituição se mantenha relevante e eficaz no cumprimento de sua missão.”
Exemplo de inovação
Neste ano, a convite da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), por meio da Superintendência de Direitos Humanos (SUDH) do Piauí, a Funac está colaborando na implantação da formação em Práticas Restaurativas no atendimento socioeducativo piauiense.
Conforme explica a presidente da Funac, essa solicitação do Governo do Piauí decorre da eficácia da metodologia nos processos socioeducativos desenvolvidos pela Funac. “Este é um grande exemplo de que, por meio de projetos adequados, resultantes da avaliação das rotinas sociopedagógicas, podemos avançar no processo de reintegração social dos adolescentes. Ou seja, a Esma vem cumprindo seu papel e tende a gerar cada vez mais resultados positivos para a socioeducação”, finaliza Sorimar Sabóia.