Cidades Palmas - TO
Espaço Cultural de Palmas recebe até 31 de outubro projeto que reverencia elementos naturais do Tocantins em telas abstratas
‘Trajetória – 15 anos de Arte’ conta com 18 obras autorais do artista visual Edivan Ribeiro e permanece no local, para visitação gratuita, de segun...
02/10/2025 16h30
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Pássaros, plantas, frutas e dança tipicamente tocantinenses, até uma ilha inteira e as cores da bandeira. Estas e tantas outras referências foram as fontes de inspiração das obras que compõem o Projeto Trajetória – 15 anos de Arte, que se encontra no Salão de Exposições do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, e permanece disponível para visitação gratuita, até o dia 31 de outubro, segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas. A abertura oficial da exposição aconteceu na noite da última quarta-feira, 1º, o público pôde apreciar as 18 telas em primeira mão.

“Este projeto mostra a minha caminhada desde quando comecei a pintar, ainda com tinta a óleo, passando pela técnica mista e me estabelecendo na tinta acrílica, focado no abstracionismo geométrico com o uso intenso das cores para representar diversos elementos do Tocantins”, ressaltou Edivan Ribeiro. Na ocasião solene, a cantora Carla Buena se apresentou e o intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Francisco da Paz de Carvalho Tavares tornou o evento acessível ao público surdo presente.

Durante a abertura do evento, o secretário-executivo da Fundação Cultural de Palmas (FCP), Marcelo Lopes, destacou a importância das políticas públicas culturais na ampliação do acesso do grande público à arte. “Esta exposição celebra não só uma caminhada artística consistente e profundamente conectada com a sensibilidade, com a identidade cultural do nosso Estado, mas, também, iniciativas como a da Fundação Cultural de Palmas, que por meio da Política Aldir Blanc pôde colaborar com a realização desta mostra que será vista por milhares de pessoas, já que, em média, cerca de 500 pessoas transitam por aqui diariamente”, enfatizou.

Continua após a publicidade

Exposição

Os visitantes também podem conferir catálogo com a biografia de Edivan Ribeiro e informações sobre as 18 telas que compõem o projeto, que conta com a atuação do curador Vone Petson, da designer Maria Clara de Araújo Gomes, do assessor de imprensa Ronaldo Coelho Teixeira e do tradutor de Libras Francisco da Paz de Carvalho Tavares.

O material conta com prefácio escrito pela presidente da FCP, Luara Aquino, no qual a também artista visual afirma que o estilo de Edivan, combinando a intensidade de cores e formas entre grandes e pequenos espaços, atrai o olhar do espectador para o todo, das vivências ao imaginário criativo do artista. Mais informações sobre o artista podem ser obtidas em seus Ins tagram e Facebook oficiais, pelo e-mail pretextooficina@gmail.com ou pelo telefone (63) 99230-3182.

Texto: Marcus Mesquita

Edição: Juliana Matos

Segundo Edivan Ribeiro, a exposição revela a história artística dele, do início, quando pintava com tinta à óleo, ao momento atual, já criando suas obras com tinta acrílica - Foto Flávia Ruth/FCP