Justiça Tocantins
Em seminário, Cidadania e Justiça discute planejamento e aplicação dos recursos governamentais
Evento teve como palestrantes representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública
14/09/2023 17h35
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

Com o intuito de orientar servidores e gestores nas decisões estratégicas que favorecem o planejamento e a aplicação de recursos governamentais pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), a Pasta realizou nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), o1° Seminário Cidadania e Justiça.

O evento, que foi conduzido pela diretora de Planejamento e Convênios da Seciju, Bárbara Risomar, também servirá como início na elaboração do novoPlano Estratégico Institucional (PEI)da Secretaria, a fim de que este seja atualizado.

O secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Deusiano Amorim, afirma que o momento reforça a importância da gestão e do planejamento. "Este Seminário mostra, aos servidores, a importância do trabalho em conjunto para que os bons resultados alcancem todas as áreas da Pasta, por meio do planejamento prévio e da execução de metas em equipe”, pontuou.

Continua após a publicidade

Também participaram o secretário executivo da Seciju, Hélio Marques; superintendente do Sistema Penitenciário, Rogério Gomes; superintendente dos Direitos Humanos e Política sobre Drogas, Jessé Nascimento; a superintendente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeroíldes Miranda; defensora da Diretoria Regional de Palmas, Fabiana Razera; e o major da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Tatiane Giastti.

Representantes do Ministério da Justiça e Direitos Humanos

Com o temaPolítica Nacional Sobre Drogas e as perspectivas de financiamento para os próximos quatro anos, uma das palestrantes do Seminário e representante da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Naiara Thainã, explanou os trabalhos que serão desenvolvidos na área, nos próximos anos.

“Já temos acordos firmados com entidades que têm como objeto de atuação a prevenção de álcool e outras drogas, com investimentos de mais de R$ 23 milhões, além de atuação na reinserção social por meio de ações voltadas ao ciclo penal”, destacou.

O evento também contou com palestras da diretora da Cidadania e Alternativas Penais, Mayesse Parizi;da diretora de Políticas Penitenciárias, Cintia Rangel, ambas ligadas à Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que reforçaram a importância de estratégias ligadas à população carcerária; e da secretária Nacional de Promoção dos Direitos Humanos, Isadora Brandão.

Plano Estratégico Institucional

OPlano Estratégico Institucional (PEI)é uma forma de estabelecer indicadores e metas por áreas de atuação do Poder Executivo, possibilitando a mensuração dos resultados vinculados diretamente ao Planejamento Plurianual, tanto estadual quanto federal, objetivando atender objetivos previamente estabelecidos.

Dessa forma, cada área deverá analisar os aspectos relacionados aos serviços prestados pela Pasta em busca de estabelecer quais as prioridades, separando-as das atividades rotineiras, que ficam documentadas por meio do PEI.

A diretora de Cidadania e Alternativas Penais do Senappen, Mayesse Parizi, falou sobre estratégias para ações efetivas de planejamento - Tainara Saraiva/Governo do Tocantins
Evento contou com momentos de fala de gestores que representam diferentes setores que compõem a Seciju - Marcos Miranda/Governo do Tocantins
Evento também contou com palestra da diretora de Políticas Penitenciárias, Cintia Rangel - Tainara Saraiva/Governo do Tocantins