Cidades Palmas - TO
Defesa Civil Municipal fará teste de alerta de desastres por celular neste sábado, 20, em Palmas
Nova ferramenta do governo federal utiliza tecnologia para enviar mensagens de emergência para celulares conectados à rede 4G ou 5G
16/09/2025 10h05
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

Com o objetivo de aprimorar a proteção da população frente a eventos naturais ou provocados pelo homem, o governo federal lançou um sistema inédito de desastres: o Defesa Civil Alerta.

Neste sábado, 20, às 15h30, a população de Palmas receberá uma demonstração do sistema Defesa Civil Alerta, do governo federal. Trata-se de uma nova ferramenta de alerta emergencial que enviará mensagens direto para celulares em caso de risco.

O aviso pelo sistema de alerta será enviado para aparelhos conectados à rede móvel 4G ou 5G, cuja função é alertar rapidamente a população residente ou visitante na área afetada sobre eventos extremos ou situações de risco, como tempestades, alagamentos, vendavais e deslizamentos.

Continua após a publicidade

A mensagem de alerta aparecerá sobrepondo qualquer conteúdo que o usuário esteja acessando pelo celular, ou seja, interrompe o que esteja sendo exibido na tela, até que seja visualizada e fechada pelo usuário. O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast, que permite enviar mensagens visuais e sonoras diretamente aos aparelhos sem a necessidade de aplicativo ou cadastro prévio.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Pedro Ângelo de Silva Abreu, a combinação de tecnologia moderna de alerta via celular, o alcance sem a necessidade de cadastro e a atuação coordenada com as defesas civis locais têm o potencial de salvar vidas e reduzir danos.

A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) em parceria com o Ministério das Comunicações, a Anatel e as operadoras de telefonia, será implementada progressivamente no País.

Texto: Márcio Greick
Edição: Fernanda Sousa

O sistema utiliza tecnologia Cell Broadcast, que permite enviar mensagens visuais e sonoras  diretamente aos aparelhos sem a necessidade  de aplicativo ou cadastro prévio. Foto: Governo Federal