A Agência Executiva Metropolitana (Agem), por meio da Central de Compostagem, promoveu uma ampla ação de transformação dos resíduos orgânicos gerados nas cozinhas, bares, restaurantes e food trucks durante a 65ª Exposição Agropecuária do Maranhão, realizada de 31 de agosto a 7 de setembro, no Parque Independência, bairro São Cristóvão, São Luís (MA).
Em parceria com o EcoLab, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), unidade Iema Pleno Rio Anil, foram coletadas aproximadamente 2,4 toneladas de material orgânico, que serão convertidos em dois produtos finais: Biofertilizante líquido e um adubo orgânico, ambos destinados às empresas de alimentação que participaram da iniciativa.
O Laboratório de Sustentabilidade (Ecolab), do Iema, foi responsável pela compostagem de todos os resíduos orgânicos produzidos na feira. O espaço também levou amostras de todas as fases do processo de compostagem e dos produtos finais— biofertilizante e adubo apresentando várias soluções à população do ciclo da compostagem.
Segundo Lara Machado, voluntária do Ecolab, o trabalho realizado vai deixar resultados práticos. “Todos os resíduos foram recolhidos e colocados em composteiras durante os oito dias de evento. Nossa expectativa é compostar cerca de uma tonelada, que será transformada em biofertilizante e adubo”, explicou.
O professor Daniel Rocha, do Ecolab, reforçou a importância do trabalho: “Somos um projeto de educação ambiental no Iema Pleno Rio Anil que hoje funciona como laboratório. Já são três anos de atuação e fomos convidados pela Agem para participar da Expoema justamente pela nossa experiência no tratamento de resíduos orgânicos”, destacou.
Na Central de Compostagem, a equipe da Superintendência de Gestão Ambiental (AGA/Uema) apostou na gamificação como ferramenta pedagógica. Os visitantes participaram de dinâmicas como a roleta de desafios, que premiava com brindes sustentáveis — copos, canecas, sabonetes e outros itens produzidos com reaproveitamento de materiais como papel, plástico e borra de café.
Outra atividade foi o jogo educativo sobre a destinação correta dos resíduos, incentivando a prática da separação seletiva. Além disso, mudas de plantas medicinais e ornamentais, assim como sementes em cartões biodegradáveis, também foram distribuídas como brindes ecológicos.
A estudante Valentina Scrivener, da escola João Pereira Martins Neto, compartilhou sua experiência. “Além de participar de várias dinâmicas e assistir a um vídeo ilustrativo sobre reciclagem, aprendemos a cuidar das mudas e a levar esse conhecimento para outras pessoas. Podemos repassar para colegas, professores e até ampliar a discussão dentro da escola”, afirmou.
Para o presidente da Agem, Leônidas Araújo, a integração entre os órgãos de ensino e a gestão pública fortalece a conscientização ambiental. “Temos aqui equipes de professores, técnicos e voluntários que desenvolveram ações de sustentabilidade tanto no ensino básico quanto no superior. Isso mostra como a educação ambiental começa cedo e se fortalece com projetos como o Ecolab, que já consegue processar um volume considerável de resíduos orgânicos para compostagem”, destacou.
Recicla MA
O Programa Recicla MA contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Secretaria de Estado de Governo do Maranhão (Segov), Iema, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Secretaria de Estado da Cultura (Secma), além da participação de instituições e empresas como Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Vale, BobClean e Home Biogás.
No espaço do evento foram ainda colocadas as Ilhas Ecológicas e Central de Triagem, onde se formou o elo entre agentes de reciclagem, cooperativas de catadores e os resíduos recicláveis descartados por visitantes e expositores durante o evento. Ação organizada pela Agem e a Sema.
O programa Recicla MA reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população maranhense. No final, a celebração da entrega dos produtos culminará com o reflorestamento do próprio espaço da Expoema.