Saúde Tocantins
Na Semana Mundial de Imunização, Governo do Tocantins reforça importância da vacinação para prevenir doenças e salvar vidas
Ação busca conscientizar a população sobre o uso das vacinas, essenciais para proteger a população de todas as idades contra doenças imunopreveníveis
23/04/2025 10h25
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

Na Semana Mundial da Saúde, que ocorre entre os dias 24 e 30 de abril, oGoverno do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), reforça a importância da vacinação para prevenir doenças, garantir saúde e salvar vidas. Com o temaA Imunização Para Todos é Humanamente Possível, a ação busca conscientizar a população sobre o uso das vacinas, essenciais para proteger pessoas de todas as idades contra doenças imunopreveníveis.

A campanha abrange todo o mundo e surgiu após a ampliação da Semana de Vacinação das Américas (SVA) criada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a OMS, atualmente as vacinas protegem as pessoas contra mais de 30 doenças e, nos últimos 50 anos, vacinas essenciais salvaram pelo menos 154 milhões de vidas, totalizando seis vidas por minuto, todos os dias, durante cinco décadas.

O titular da SES/TO, Carlos Felinto, destaca que o compromisso do Governo do Tocantins é promover ações que fomentem o processo de imunização. “Este é o meio seguro de proteger a população contra doenças graves. As vacinas contribuem significativamente para o aumento da expectativa de vida e para a melhoria da saúde pública em geral”, pontua.

Continua após a publicidade

“As vacinas desempenham um papel crucial na prevenção de doenças, ajudando na redução da incidência de infecções e das suas complicações. Elas funcionam de forma muito eficiente, criando uma resposta imunológica no corpo humano sem causar a doença real. As vacinas garantem menos doenças e mais vida, por meio da prevenção de doenças infecciosas, redução da mortalidade, imunidade coletiva de rebanho, erradicação de algumas doenças, controle e eliminação, a diminuição de complicações de doenças ao longo prazo”, explica a gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da SES/TO, Diandra Sena.

No Tocantins, mais de 300 salas de vacinação estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para vacinar, basta comparecer a uma das unidades com o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto.

Imunização no Tocantins

Dados do painel de distribuição de imunizantes do Ministério da Saúde (MS) mostram que as coberturas vacinais no Brasil apresentam tendência de crescimento e o Tocantins acompanha o avanço por meio de campanhas de vacinação. Somente em 2024, um total de 1,1 milhão de doses de imunizantes foram aplicadas na população do estado.

Em 2024, segundo a Gerência de Imunização da SES/TO, o Tocantins apresentou a seguinte cobertura vacinal: BCG - 104,83%, Rotavírus - 89,09%, Meningocócica C - 91,54%, Penta - 91,59%, Pneumocócica - 93,41%, Poliomielite (VIP) - 91,24%, Febre Amarela - 77,01%, Tríplice Viral - 93,55% e Hepatite A - 88,81%.

Imunização brasileira

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o total de 47 imunobiológicos. São 30 vacinas, 13 soros e quatro imunoglobulinas. Atualmente, o calendário nacional de vacinação contempla 19 vacinas que protegem os brasileiros desde o nascimento, contra doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola e coqueluche.