Cidades Porto Nacional - TO
Com assinatura de decreto, Porto Nacional abre etapa regional da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Na cerimônia, foi instituída a criação do Conselho Municipal de Igualdade Racial; programação segue até sexta-feira, 11
10/04/2025 17h55
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Porto Nacional - TO

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a etapa regional da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (5ª CONAPIR) começou nesta quinta-feira, 10, em Porto Nacional, reunindo representantes da sociedade civil e do poder público local e de outros 16 municípios. A abertura ocorreu no Centro de Convenções “Comandante Vicentão” e reforçou o debate sobre justiça social, combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

A conferência é promovida pela Secretaria Estadual da Igualdade Racial, em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional, por meio das secretarias municipais da Cultura e do Turismo e da Mulher e Desenvolvimento Humano. Durante a cerimônia, foi assinado o decreto que institui o Conselho de Igualdade Racial no município, responsável por deliberar políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial. “Sinto-me honrado, como instrumento, na condição de prefeito, de poder fortalecer essa política tão importante. Acabamos de assinar o decreto em que nós estamos constituindo o nosso Conselho que vai trabalhar no dia a dia essa política da valorização, do respeito, dos direitos e da igualdade racial”, ressaltou o prefeito Ronivon Maciel.

 

Continua após a publicidade

O secretário estadual da Igualdade RacialAdão Francisco, destacou o significado dessa assinatura. “A Prefeitura de Porto Nacional deu um passo muito importante hoje para a sua adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial), instituindo aqui neste evento a primeira Conferência Regional que realizamos no Tocantins para a quinta Conferência Nacional. Nós vamos realizar seis regionais, essa é a primeira, e elas são preparatórias para a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Ao assinar esse decreto, o prefeito de Porto Nacional inicia a adesão do município ao SINAPIR. É fundamental que os municípios do Tocantins possam fazer essa adesão porque é exatamente ela que garantirá que tenhamos daqui para frente as políticas de promoção de igualdade racial em todo o estado”.

Debates e representatividade

 

Continua após a publicidade

A secretária municipal da Mulher e Desenvolvimento Humano, Thayse Ribeiro, frisou a importância de sediar a primeira etapa regional da conferência. “Nós ficamos muito felizes e privilegiados porque estamos sendo os pioneiros na certeza de que essa Conferência vai surtir grandes efeitos na sociedade, onde vamos implementar as políticas públicas e, de fato, consolidar as nossas deliberações para serem encaminhadas para a Nacional. Então, é um momento de alegria para nós, onde os segmentos estão bem representados”, concluiu. 

O presidente da comissão organizadora e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), professor Sérgio Roberto, reforçou o papel do evento na valorização das diversas comunidades. “A Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial realizada no Tocantins neste ano tem a proposta de vocalizar justamente a participação dos segmentos, pessoas pretas, quilombolas, de matriz africana e dos terreiros ciganos e neste sentido estamos fazendo as etapas regionais, nesse caso, a primeira etapa está acontecendo em Porto Nacional, com os municípios que compõem essa região”. 

 

Continua após a publicidade

Representando a Tenda Umbanda Caboclo Iara e Caboclo Boiadeiro, de Santa Rosa do Tocantins, Mãe Cleusa de Oya também destacou a importância do espaço. “Estou aqui representando as casas de matriz africana na Conferência. Vim para contribuir, repassar as dificuldades do nosso povo de terreiro, o que a gente necessita, quais são os fundamentos das casas, a cultura. Acredito que hoje podemos elevar os eixos, a necessidade e o nosso povo”. A programação segue hoje com uma noite cultural, às 19h, na COMSAÚDE. A etapa da Conferência em Porto Nacional encerra nesta sexta-feira, 11.