O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), realizou atividades lúdicas, envolvendo a temática da segurança no trânsito, com estudantes tocantinenses da rede municipal de ensino e institutos de Palmas e Paraíso do Tocantins, na quarta e quinta-feira, dias 23 e 24.
Em Palmas, o trabalho contemplou estudantes da Escola Municipal Lúcia Sales Pereira Ramos, localizada no Taquari, região sul da capital, e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Aconchego, no Aureny IV. No município de Paraíso do Tocantins, o órgão levou as ações aos alunos do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins e do projeto Sesc-Criar.
A gerente de Educação para o Trânsito do Detran/TO, Hélida Cristina Noronha, destaca que as ações educativas nas escolas são de extrema relevância, uma vez que promovem a conscientização dos estudantes desde cedo. “Com as encenações teatrais e lúdicas, estimulamos os estudantes a refletirem sobre comportamentos que infringem a legislação de trânsito e incentivamos posturas seguras nas vias, com uma abordagem dinâmica e descontraída, que converse com este público. É interessante mencionar que esses alunos costumam levar esse conhecimento aos pais, assim, a mensagem chega a outras pessoas”, destacou.
A equipe de educadores de trânsito desenvolveu uma peça teatral com os personagens Norminha e Juninho. Com uma abordagem mais descontraída e dinâmica, os educadores reforçam os cuidados necessários no trânsito aos estudantes, como o uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças, bem como o respeito às sinalizações e outros aspectos.
Gurupi + Tech
O Detran/TO também está presente noGurupi + Tech,a feira de tecnologia, inovação e ciência que reúne professores, acadêmicos e toda a comunidade local para a troca de experiências e conhecimento sobre a área. No evento, o órgão tem disponibilizado um espaço temático no intuito de sensibilizar os visitantes acerca dos altos índices de sinistros de trânsito nas vias e instigar atitudes mais seguras nas vias. Além disso, os educadores têm orientado idosos quanto ao comportamento seguro no trânsito e o uso da credencial para estacionamento especial com vagas para idosos.