Cerca de 9,1 mil estudantes de escolas públicas e particulares do Tocantins farão neste sábado, 19, as provas da 2ª faseda Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), e, destes, 7 mil são da rede estadual. E esses alunos representam os 139 municípios tocantinenses. Os locais de provas estão disponíveis no portalhttp://www.obmep.org.br. A prova será realizada às 14h30.
No Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), é parceiro da olimpíada, apoiando na divulgação, na orientação aos estudantes e professores e a Seduc é a principal motivadora para que todos os estudantes participem das olimpíadas escolares.
A Obmep é realizada em duas fases. A primeira aconteceu em junho e classificou os estudantes para a segunda etapa. Neste ano, 18,5 milhões de alunos de todas as regiões do Brasil participaram da Obmep e, nesta edição, houve um recorde de instituições participantes, são 56.516 escolas, que representam 5.564 cidades, o que corresponde a 99,9% dos municípios brasileiros.
A recomendação é que os estudantes compareçam ao local da prova com pelo menos uma hora de antecedência.
O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, um dos coordenadores da Obmep no Tocantins, explicou que as provas da 2ª faseserão compostas por seis questões discursivas. “Será uma avaliação que requer cálculos e raciocínio. No dia da prova, os estudantes precisam apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF. Os alunos que ainda não têm CPF poderão indicar o número do documento de um responsável legal”, esclareceu.
Prêmios
Neste ano, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, desse total, 650 são de ouro, 1.950, de prata, e 5.850, de bronze, além de 50 mil menções honrosas. A Obmep vai distribuir também outras 20,5 mil medalhas estaduais.
Os estudantes medalhistas serão convidados para participarem do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), ofertado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E, além disso, os alunos destaques poderão participar da seleção de vestibulares olímpicos e fazer parte do primeiro curso de bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação ofertada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
A olimpíada é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.