Geral Tocantins
Governo do Tocantins realiza ações do Projeto de Recebimento Itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos
Neste mês de setembro serão realizadas seis edições do projeto
03/09/2024 12h35
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), em parceria com outros órgãos, retoma a partir desta quinta-feira, 5, no município de Itacajá, as ações do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, neste segundo semestre. O projeto é voltado para o atendimento aos pequenos e médios produtores rurais e atenderá ainda este ano, 13 municípios, sendo seis neste mês de setembro.

Segundo o gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, a Agência como um dos órgãos parceiros do projeto é responsável por realizar a sensibilização junto aos produtores rurais, motivando-os para que façam a devolução das embalagens. “Na preparação para cada RI [Recebimento Itinerante], a Adapec visita propriedades e realiza palestras de educação sanitária em escolas rurais e assentamentos alertando os produtores sobre a importância da devolução das embalagens, as formas corretas de armazenamentos, uso de EPI [Equipamento de Proteção Individual], cuidados no manuseio e aplicações dos produtos,” destacou Carlos Cesar.

A Adapec orienta que os pequenos e médios produtores rurais destes municípios e região procurem o escritório da Agência e informem-se sobre os locais e horários de devolução das embalagens. Vale ressaltar que as ações de RI atendem também produtores rurais de municípios circunvizinhos àqueles onde são realizados o projeto.

Continua após a publicidade

Em setembro serão realizadas ações nos seguintes municípios: dia, 5, em Itacajá; dia, 13, em São Valério e Alvorada; dia, 18, em Combinado; dia, 21, em Araguaçu; e dia, 26, em Ponte Alta do Tocantins.

Parceria

O projeto de RI é realizado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia), Central de Pedro Afonso administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria), Central de Imperatriz/MA conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato), e conta com a parceria do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), além de prefeituras municipais e sindicatos rurais.