Cidades Palmas - TO
Palmas define programação da 3° Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Álcool e outras Drogas
Rodas de conversa e oficinas de teatro são algumas das atividades que acontecerão nos dias 18, 19, 21 e 24 de junho
14/06/2024 19h21
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO

A Fundação Municipal da Juventude de Palmas (FJP) realizará nos dias 18, 19, 21 e 24 de junho a Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, com programação marcada por rodas de conversas, oficinas de teatro, batalhas de rima e poesia e apresentação de dança de rua. As ações acontecerão no Colégio Estadual São José, no Centro de Ensino Médio (CEM) Taquaralto, na Fazenda da Esperança Feminina e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (Caps AD III).

“A ideia de trazer uma dinâmica teatral e batalha de rima e poesia é mostrar novos caminhos, porque a política de prevenção às drogas funciona numa construção de novas perspectivas de vida. Então você procura construir a ideia de que há outros caminhos de vida para seguir, que não o caminho do uso de álcool e outras drogas. O teatro também ajuda a quebrar um pouco de gelo e a construir interações ali durante a ação”, completa o gerente de Prevenção ao Álcool e outras Drogas, Enriky Araújo Castro.

Eixos centrais

Continua após a publicidade

Segundo a fundação, estas ações estão focadas em dois eixos: a prevenção e o tratamento, que é focado nos usuários de entorpecentes. Castro explica um pouco a diferença entre os dois eixos. “A primeira é a frente de prevenção, é tentar fazer com que a pessoa nem comece o uso de álcool, de tabaco e outras drogas. E o outro é o eixo de tratamento, pensada para abordar quem já começou a usar, para mostrar o que essa pessoa precisa para parar e o que tem disponível no município de Palmas que pode ajudar no tratamento.”

Visando atingir o público do primeiro eixo, estudantes do Ensino Médio, em maioria, adolescentes entre os 15 e 17 anos, faixa etária sujeita à experimentação de álcool e outras drogas, a FJP escolheu duas escolas para fazer a roda de conversa, sendo elas o Colégio Estadual São José e o CEM Taquaralto. Dentro do eixo de tratamento, cuidado e acolhimento, foram pensados locais que vão atingir um público que já utiliza drogas e que tiveram problemas com o uso abusivo dessas substâncias, sendo eles o Caps AD III e a Fazenda da Experiência Feminina. 

Apesar dos lugares escolhidos terem públicos-alvos diferentes, todos receberão rodas de conversa sobre os dois eixos, visando a importância de saber onde e como pedir ajuda, não apenas para si mesmo, mas para familiares e amigos que possam estar passando por esta situação. 

A Lei nº 11.343/06, alterada pela  Lei n°13.840 art. 19-A , estabeleceu que a última semana do mês de junho seria a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Esta é a 3° edição das ações voltadas para essa semana de conscientização, que foi pensada tendo como base o Plano Nacional de Políticas Sobre Drogas (Planad), criado pelo Conselho Nacional de Política sobre Drogas (Sisnad), junto com a Secretaria Nacional Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), que é vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Confira a programação completa:

18/06 (terça-feira) - Colégio Estadual São José

14h20 -Roda de conversa; Bloco sobre Prevenção;
14h40 -Roda de Conversa; Bloco sobre Cuidado e Tratamento;
15h30 - Oficina Teatral;
16h20 - Batalha de Rima e Poesia.

19/06 (quarta-feira) - Fazenda da Esperança Feminina
14h - 
Roda de conversa sobre Cuidado e Tratamento;
14h30 - Poesia e Batalha de Rima;
15h -  Apresentação e Oficina de Dança de Rua.

21/06 (sexta-feira) - Caps AD III

9h - 9h30| Roda de Conversa sobre Cuidado e Tratamento;
10h30 - 11h30| Poesia e Batalha de Rima;
11h30 - 12h| Apresentação e Oficina de Dança de Rua.

24/06 (segunda-feira) - CEM de Taquaralto
14h -
Roda de Conversa; Bloco sobre Prevenção;
14h50 - Roda de Conversa; Bloco sobre Cuidado e Tratamento;
16h20 -Oficina Teatral;
16h55 - Batalha de Rima e Poesia.

Texto:Redação FJP
Edição: Juliana Matos/Secom