O secretário de Estado da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, empossou na manhã desta segunda-feira, 7, Manoel Messias Dias Pinto, como presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Tocantins (Cetran-TO), função que exercerá pelo biênio 2023-2025. A posse contou com a participação do presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), Willian Gonzaga.
“Trata-se de uma recondução ao cargo. Tenho certeza de que Manoel Messias fará um excelente trabalho à frente do Cetran, assim como já vem realizando, priorizando a integração dos municípios e ações voltadas para um trânsito mais seguro nas nossas cidades”, destacou o secretário Wlademir Mota Oliveira.
O presidente do Detran, Willian Gonzaga, destacou a importância do Cetran-TO. “Por ser responsável pelo julgamento dos autos de infrações em segunda instância, é um órgão muito importante para o Estado, tanto para a Secretaria da Segurança quanto para o Detran. Além de desenvolver ações integrando os municípios”, destacou.
O novo presidente do Conselho destacou as principais metas para o biênio 2023-2025. “A meta é enxugar a pauta com relação aos julgamentos de processos e buscar a municipalização do trânsito, integrando os 20 maiores municípios ao sistema nacional de trânsito”, ressaltou.
Cetran-TO
O Cetran-TO é um órgão normativo, consultivo e coordenador do Sistema de Trânsito do Estado do Tocantins, com sede em Palmas. Ele é responsável pelo julgamento em segunda instância dos recursos interpostos contra as decisões das Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIs) dos órgãos e entidades executivos e rodoviários do Estado e dos Municípios, dos órgãos e entidades executivos estaduais nos casos de inaptidão permanente constatados nos exames de aptidão física, mental ou psicológica, e nos casos em que a legislação estabelece. O Cetran-TO é um integrante do Sistema Nacional de Trânsito.