Tocantins Trabalho
Programa Jovem Trabalhador já chegou a 104 municípios
Jovem Trabalhador é o maior programa de primeiro emprego do Norte do Brasil e tem por objetivo inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social
28/07/2023 19h20
Por: Central de Notícias Fonte: Governo do Tocantins

Nesta semana, mais 43 jovens do interior do Estado iniciaram as práticas laborais, por meio do programa Jovem Trabalhador nos municípios de Arapoema, Colinas, Colmeia e Paraíso do Tocantins. No total, 730 jovens já estão contratados em 104 municípios.

A ação é uma iniciativa do Governo do Tocantins, executada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), por meio da empresa contratada Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

O titular da Setas, Jonis Calaça, afirma que este é um grande momento para a juventude do Estado e que o Programa está mudando a vida desses jovens tocantinenses e se tornando realidade. “Em menos de três meses de inscrições, nós já temos uma participação recorde e, agora, entramos nas fases da capacitação, lotação e contratação. É importante ressaltar que a capilaridade que buscamos de realizar esse Programa em todos os municípios do Tocantins está avançando muito e já estamos atuando em mais de 100 cidades”, destacou.

Continua após a publicidade

O Jovem Trabalhador é o maior programa de primeiro emprego do Norte do Brasil e tem por objetivo inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens, em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 16 e 21 anos, residentes nos 139 municípios tocantinenses.

Como forma de integração, os jovens iniciantes foram recebidos por uma equipe técnica da Setas e por gestores dos órgãos municipais onde eles exercem a prática laboral.

Carlos Eduardo Alves Gomes, de Colmeia, tem 16 anos e cinco irmãos, ele diz que tem grande expectativa com a primeira experiência de trabalho como auxiliar administrativo. “É uma porta maravilhosa que se abre, tenho grandes expectativas e espero a partir desse currículo exercer, no futuro, outras profissões”, ressalta o jovem.

As inscrições para o Programa continuam abertas e podem ser feitas pelo site: jovemtrabalhadorto.org.br.