O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), iniciou o ano de 2023 com foco em uma gestão voltada para a transformação digital do Estado. O objetivo é modernizar os serviços que são oferecidos para a população e torná-los mais ágeis, podendo ser acessados pelo meio digital. Além disso, a disponibilização de sistemas, ferramentas de qualidade e todo apoio voltado para infraestrutura tecnológica têm otimizado as atividades administrativas dos servidores públicos estaduais.
Neste semestre, o grande marco para impulsionar a tecnologia foi a instituição do Comitê de Gestão e Governança Digital, criado por meio do Decreto n° 6.637, com a proposta de auxiliar estrategicamente o Conselho de Governança Pública (Cgov) na implementação das ações e no uso de recursos relacionados à Tecnologia da Informação (TI). O Comitê é fruto da missão institucional para a Estônia e a Finlândia, realizada de 28 de maio a 2 de junho deste ano, que teve a participação efetiva de gestores do Governo do Tocantins. Durante a agenda de trabalho nos países, foram discutidas as melhores práticas da transformação digital no setor público, realizadas visitas técnicas e uma imersão de três dias na E-Governance Conference.
No âmbito das atividades administrativas, a ATI tem disponibilizado sistemas que dinamizam os trabalhos. Entre eles, está o Sistema de Gestão de Documentos (SGD) 2.0. Além do novo layout, funcionalidades modernas têm possibilitado mais agilidade no serviço público estadual e a economia de papel, uma vez que, por meio dele, é possível criar, editar e tramitar processos e documentos para múltiplas unidades.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que a gestão tem buscado soluções e serviços digitais para melhorar a eficiência da administração pública tocantinense. “Já estamos fazendo a digitalização dos nossos serviços, mas nosso objetivo é a integração para servir bem a população tocantinense”, expressa Wanderlei Barbosa.
A Agência também viabilizou a capacitação do seu quadro de servidores em Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que propõe descontos de 20% em cursos de Formação Inicial e Continuada e visitas técnicas. A atual gestão também atendeu à demanda antiga dos servidores em TI que foi estudar e reavaliar a sua estrutura com base na reestruturação dos cargos e carreiras dos profissionais, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e Secretaria de Estado da Administração (Secad).
Todas essas ações são pautadas em um modelo de gestão voltado para parcerias integradas com as secretarias e as autarquias, com foco em ações, governança, integração e resultado: o Programa Agir. Com o programa, a ATI tem o grande objetivo de alavancar as atividades da Agência e transformá-las em uma gestão mais próspera no sentido de entregar os melhores resultados para a população tocantinense e parceiros. Em seis meses, a Agência avançou nessa proposta, uma vez que o Governo tem priorizado a tecnologia da informação, buscado boas práticas e, a cada dia, feito do Tocantins um Estado mais ágil, moderno e inteligente.