Tocantins Modernização
Governo do Tocantins avança na modernização dos serviços públicos por meio da transformação digital do Estado
Ações são pautadas em um modelo de gestão voltado para parcerias integradas com secretarias e autarquias
27/07/2023 20h25
Por: Central de Notícias Fonte: Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), iniciou o ano de 2023 com foco em uma gestão voltada para a transformação digital do Estado. O objetivo é modernizar os serviços que são oferecidos para a população e torná-los mais ágeis, podendo ser acessados pelo meio digital. Além disso, a disponibilização de sistemas, ferramentas de qualidade e todo apoio voltado para infraestrutura tecnológica têm otimizado as atividades administrativas dos servidores públicos estaduais.

Neste semestre, o grande marco para impulsionar a tecnologia foi a instituição do Comitê de Gestão e Governança Digital, criado por meio do Decreto n° 6.637, com a proposta de auxiliar estrategicamente o Conselho de Governança Pública (Cgov) na implementação das ações e no uso de recursos relacionados à Tecnologia da Informação (TI). O Comitê é fruto da missão institucional para a Estônia e a Finlândia, realizada de 28 de maio a 2 de junho deste ano, que teve a participação efetiva de gestores do Governo do Tocantins. Durante a agenda de trabalho nos países, foram discutidas as melhores práticas da transformação digital no setor público, realizadas visitas técnicas e uma imersão de três dias na E-Governance Conference.

No âmbito das atividades administrativas, a ATI tem disponibilizado sistemas que dinamizam os trabalhos. Entre eles, está o Sistema de Gestão de Documentos (SGD) 2.0. Além do novo layout, funcionalidades modernas têm possibilitado mais agilidade no serviço público estadual e a economia de papel, uma vez que, por meio dele, é possível criar, editar e tramitar processos e documentos para múltiplas unidades.

Continua após a publicidade

O governador Wanderlei Barbosa destaca que a gestão tem buscado soluções e serviços digitais para melhorar a eficiência da administração pública tocantinense.  “Já estamos fazendo a digitalização dos nossos serviços, mas nosso objetivo é a integração para servir bem a população tocantinense”, expressa Wanderlei Barbosa.

A Agência também viabilizou a capacitação do seu quadro de servidores em Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que propõe descontos de 20% em cursos de Formação Inicial e Continuada e visitas técnicas. A atual gestão também atendeu à demanda antiga dos servidores em TI que foi estudar e reavaliar a sua estrutura com base na reestruturação dos cargos e carreiras dos profissionais, em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e Secretaria de Estado da Administração (Secad).

Todas essas ações são pautadas em um modelo de gestão voltado para parcerias integradas com as secretarias e as autarquias, com foco em ações, governança, integração e resultado: o Programa Agir. Com o programa, a ATI tem o grande objetivo de alavancar as atividades da Agência e transformá-las em uma gestão mais próspera no sentido de entregar os melhores resultados para a população tocantinense e parceiros. Em seis meses, a Agência avançou nessa proposta, uma vez que o Governo tem priorizado a tecnologia da informação, buscado boas práticas e, a cada dia, feito do Tocantins um Estado mais ágil, moderno e inteligente.