Tocantins Meio ambiente
Na vanguarda do mercado voluntário internacional de carbono florestal e agenda ambiental consolidada, Governo do Tocantins leva o Estado rumo ao desenvolvimento econômico de maneira sustentável
Acordo histórico assinado pelo governador Wanderlei Barbosa com a Mercuria Energy Trading S/A, somado às frentes de trabalho na gestão de recursos hídricos e educação ambiental, mostra compromisso do Governo do Tocantins com a pauta ambiental
24/07/2023 15h20
Por: Central de Notícias Fonte: Governo do Tocantins

O ano de 2023 chega à metade e o Tocantins consolida sua agenda ambiental com uma importante conquista: tornou-se o primeiro Estado brasileiro a vender créditos de carbono florestal jurisdicional no mercado voluntário internacional. Para atingir este marco histórico, o Governo do Tocantins empenhou anos de esforço, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), na construção de uma agenda de ações e um arcabouço legal robusto, que servem de alicerce para a governança ambiental do Estado.

“Este é, sem dúvida, o maior avanço já alcançado por uma gestão na área ambiental. Ao assinar o acordo técnico e comercial para validação, verificação e registro dos créditos de carbono, o governador Wanderlei Barbosa demonstra vontade política para levar o Estado rumo a um desenvolvimento de baixas emissões dos gases de efeito estufa, com respeito aos povos indígenas, comunidades tradicionais e ao setor agropecuário”, ressalta o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.

A assinatura do acordo com a Mercuria Energy Trading S/A, em Genebra, na Suíça, ocorreu no dia 5 de junho, uma data globalmente reverenciada como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que firmou seu compromisso com a pauta ambiental, destacando-a como prioridade de sua gestão.

Continua após a publicidade

“Essa é uma iniciativa inovadora, que só foi possível graças ao compromisso do Tocantins com a preservação do meio ambiente, representada por todo um conjunto de políticas públicas de Estado e um ordenamento legal que não começaram agora. Há mais de 15 anos estamos preparando o Estado para esse momento que coloca o Brasil na vanguarda do enfrentamento da crise climática mundial”, explica o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.