Tocantins Adapec
Adapec e órgãos parceiros reforçam ações preventivas contra a influenza aviária no Tocantins
Durante a reunião foram alinhadas diretrizes de prevenção à zoonose no Estado
07/07/2023 23h10
Por: Central de Notícias Fonte: Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), promove nesta sexta-feira, 7, mais uma reunião para tratar de ações preventivas contra a influenza aviária (H5N1), na sede da Adapec, em Palmas. As reuniões ocorrem a cada quinze dias e visam a avaliação das atividades realizadas e a criação de diretrizes para novas ações, em virtude do estado de emergência zoosanitária decretado em 15 de maio.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente, o Brasil registrou 61 casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. É preciso reforçar que o Tocantins não registrou nenhum caso confirmado da doença.

Para o auditor fiscal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), Welciton Assunção, essas ações já são preconizadas no plano estratégico proposto pelo Mapa, sendo de extrema importância esse envolvimento dos órgãos parceiros. “É impossível falar em diretrizes de prevenção à influenza aviária sem que haja essa correlação entre saúde humana e saúde animal; principalmente por se tratar de uma zoonose”, afirma. 

Continua após a publicidade