A passagem da caravana do Plano Plurianual (PPA 2024-2027) pelos municípios de Dianópolis e Taguatinga, nesta semana, demonstrou mais uma vez a vocação da região Sudeste do Tocantins para o turismo.
Nos dois municípios, ficou evidente a compreensão da sociedade civil local quanto a importância de priorizar ações de desenvolvimento turístico, com votações favoráveis às propostas da Secretaria de Turismo, entre uma lista de 45 ações pontuadas no Eixo Temático: Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda.
Abertura
A abertura da caravana do PPA 2024-2027 em Dianópolis ocorreu na manhã desta sexta, 30, com a participação de secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e secretários municipais da região e comunidade local.
O prefeito de Dianópolis, José Salomão, agradeceu ao governador Wanderlei Barbosa, por meio do secretário de Turismo Hercy Filho, o empenho em atender as demandas do município e da região Sudeste.
O prefeito de Almas, Wagner Nepomuceno, o Vaguinho, entregou ao Governo do Estado, por meio do secretário Hercy Filho, solicitação de pavimentação asfáltica da TO 040, ligando os municípios de Almas e Pindorama, que reúnem alguns dos mais belos atrativos turísticos do Tocantins, como o Cânion Encantado, o Vale dos Pássaros e a Lagoa do Japonês.
O secretário de Turismo, Hercy Filho, ressaltou o trabalho de escuta social e o atendimento, de forma prioritária, das ações definidas pela população. "O governador Wanderlei Barbosa tem o compromisso de atender os tocantinenses, em suas mais diversas necessidades, e tenho certeza que esta bela região, rica em potencial turístico, continuará sendo muito bem atendida", ressaltou.
Ações
Em Dianópolis, o turismo sustentável, incluindo a implantação do projeto de balonismo, e a promoção da infraestrutura turística na região ficaram entre as três primeiras ações consideradas prioridade por representantes de cinco municípios da região.
Em Taguatinga, durante passagem da caravana na quarta, 28, e com a presença do governador em exercício Laurez Moreira, a infraestrutura turística foi elencada como prioridade pelos participantes da oficina de Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda.
"Turismo é uma área transversal, que se relaciona com todas as outras áreas e tem uma grande importância social e geração de emprego e renda", defendeu a superintendente de Turismo, Fernanda Tainã Castro, durante os debates.