Polícia PF e Ibama
PF e Ibama identificam fazendas que funcionavam irregularmente dentro de Terra Indígena no MA
Esquema criminoso foi descoberto durante a 'Operação Arariboia Libre', que vem sendo realizada há oito dias na região. Mais de 40 serrarias, movelarias e carvoarias já foram fiscalizadas pelas equipes.
20/06/2023 09h12
Por: Central de Notícias Fonte: G1
Foto: Reprodução/TV Mirante

A Polícia Federal (PF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) identificaram que fazendas instaladas dentro da Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, funcionavam com documentos irregulares.

O esquema foi descoberto durante a 'Operação Arariboia Libre' que vem sendo realizada há oito dias na região.

A operação também abrange as Terras Indígenas Porquinho e Bacurizinho, localizadas no Centro-Sul do Maranhão. Em oito dias, já foram autuadas em flagrante e fiscalizou mais de 40 serrarias, movelarias e carvoarias, nos municípios de Grajaú, Fernando Falcão, Amarante do Maranhão e Arame.

Continua após a publicidade

As fazendas de grande porte estavam instaladas dentro das terras Porquinho e Bacurizinho. Os proprietários apresentaram licenças ambientais para retirada de vegetação, concedidas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), as licenças concedidas em 2021 são ilegais.