Para ampliar as frentes de inovação em tecnologia na esfera pública, o governador Wanderlei Barbosa é o primeiro gestor do Tocantins a participar da E-Governance Conference, um dos maiores eventos sobre transformação digital pública, realizado em Tallinn, capital da Estônia. O encontro reúne lideranças de todo o mundo e teve início nesse domingo, 28, seguindo até esta terça-feira, 30.
Ciente da realidade do Tocantins, no que se refere à tecnologia, o governador Wanderlei Barbosa ressaltou, na abertura do encontro, a necessidade de representar o Estado no evento internacional, pontuando o quanto as inovações podem ser pensadas e adaptadas de acordo com pautas pertinentes à gestão pública.
“Viemos para este compromisso buscando levar tecnologia para o Tocantins. Acompanhando as palestras, podemos ter uma noção do que de fato queremos e afirmamos que, além de pensar na modernidade, pensamos também em outras áreas que ganham com tudo isso, como por exemplo, o meio ambiente. Isso pode ocorrer com a redução do uso de papel nas repartições públicas do Estado”, pontuou o Governador, analisando a possibilidade de digitalizar serviços burocráticos para o público interno e externo do Estado.
E-Governance Conference
O The E-Governance Conference é um evento anual organizado pela e-Governance Academy desde 2015. É apoiado pelo Ministério das Relações Exteriores da Estônia e co-financiado pelos fundos de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária.
Os principais temas abordados durante a imersão são: Governo Digital, Serviços Públicos Digitais, Identidade Digital, Portal do Cidadão, Interoperabilidade, Cibersegurança, Inteligência Artificial e inovações no Setor Governamental.