O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da disputa pela Presidência da República entre os eleitores do Tocantins. Pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (25) mostra Lula à frente do senador Flávio Bolsonaro (PL) nos dois cenários estimulados apresentados aos entrevistados.
No cenário sem Pablo Marçal (PRTB), Lula registra 37% das intenções de voto, contra 32% de Flávio Bolsonaro. A diferença é de cinco pontos percentuais. Considerando a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, os intervalos das duas candidaturas se sobrepõem.
O levantamento foi encomendado pela TV Anhanguera e ouviu 804 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número TO-02161/2026.
No primeiro cenário estimulado, sem Pablo Marçal, Lula lidera com 37%. Flávio Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 32%.
Mais distante dos dois primeiros colocados está Ronaldo Caiado (PSD), com 7%. Renan Santos (Missão) alcança 3%, enquanto Augusto Cury (Avante) registra 2%.
Romeu Zema (Novo), Samara Martins (UP), Veterinário Wilson Grassi (Democrata) e Clariana Barão (DC) aparecem com 1% cada. Rui Costa Pimenta (PCO), Edmilson Costa (PCB) e Hertz Dias (PSTU) registram 0%.
Brancos, nulos e eleitores que afirmam não votar representam 5%. Outros 10% estão indecisos.
Cenário sem Pablo Marçal
| Candidato | Intenção de voto |
|---|---|
| Lula (PT) | 37% |
| Flávio Bolsonaro (PL) | 32% |
| Ronaldo Caiado (PSD) | 7% |
| Renan Santos (Missão) | 3% |
| Augusto Cury (Avante) | 2% |
| Romeu Zema (Novo) | 1% |
| Samara Martins (UP) | 1% |
| Wilson Grassi (Democrata) | 1% |
| Clariana Barão (DC) | 1% |
| Branco/nulo/não vota | 5% |
| Indecisos | 10% |
A Quaest também testou um segundo cenário, incluindo Pablo Marçal, que registrou candidatura, mas ainda aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre sua elegibilidade.
Nessa simulação, Lula alcança 39% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro permanece com 32%. A distância entre os dois passa para sete pontos percentuais.
Ronaldo Caiado mantém 7%, e Pablo Marçal aparece com 4%. Renan Santos registra 2%, enquanto Augusto Cury tem 1%. Os demais candidatos ficam abaixo de 1%.
Brancos, nulos e entrevistados que afirmam não votar somam 4%. Os indecisos representam 11%.
| Candidato | Intenção de voto |
|---|---|
| Lula (PT) | 39% |
| Flávio Bolsonaro (PL) | 32% |
| Ronaldo Caiado (PSD) | 7% |
| Pablo Marçal (PRTB) | 4% |
| Renan Santos (Missão) | 2% |
| Augusto Cury (Avante) | 1% |
| Branco/nulo/não vota | 4% |
| Indecisos | 11% |
Outro dado da pesquisa mostra um eleitorado majoritariamente decidido. Segundo a Quaest, 78% dos entrevistados afirmam que a escolha para presidente é definitiva.
Outros 22% dizem que ainda podem mudar de candidato até a eleição, marcada para 4 de outubro. O número indica que, embora a maior parte do eleitorado declare já ter tomado uma decisão, ainda existe uma parcela que pode alterar o cenário durante a campanha.
O levantamento também avaliou a percepção dos tocantinenses sobre o governo federal. A administração do presidente Lula é aprovada por 49% dos entrevistados, enquanto 44% dizem desaprovar o governo. Outros 7% não souberam ou não responderam.
| Avaliação | Percentual |
|---|---|
| Aprova | 49% |
| Desaprova | 44% |
| Não sabe/não respondeu | 7% |
Quando os entrevistados são convidados a classificar a administração federal, 34% consideram o governo Lula positivo. Outros 28% avaliam a gestão como regular.
A avaliação negativa chega a 36%, enquanto 2% não souberam ou preferiram não responder.
| Avaliação | Percentual |
|---|---|
| Positiva | 34% |
| Regular | 28% |
| Negativa | 36% |
| Não sabe/não respondeu | 2% |
Os números colocam a disputa presidencial no Tocantins em cenário competitivo, com Lula numericamente à frente de Flávio Bolsonaro e uma parcela relevante do eleitorado declarando que sua escolha já está consolidada.