Geral Tocantins
Parceria entre Governo do Tocantins e Sebrae fortalece setor pesqueiro e aquícola com foco no empreendedorismo
Acordo fomentará a capacitação de pequenos e médios produtores durante a realização do 3º Workshop e capacitações durante a Agrotins 2026
28/01/2026 19h03
Por: Redação 01

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), retomou, na manhã desta quarta-feira, 28, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/TO) para a realização de eventos e capacitações, com o objetivo de promover ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da pesca e da aquicultura no estado.

A parceria foi efetivada em reunião com o objetivo de unir esforços para fomentar a capacitação de pequenos e médios produtores, promovendo o intercâmbio de conhecimento, a inovação, a competitividade e a sustentabilidade nas atividades relacionadas à pesca e à aquicultura.

De acordo com o titular da Sepea, Rodrigo Ayres, a retomada da parceria com o Sebrae/TO irá impulsionar o setor no estado. “O Governo do Tocantins, em parceria com o Sebrae/TO, caminha para a 3ª edição do Workshop, que abordará o licenciamento ambiental e o acesso ao crédito, contando com palestrantes nacionais, representantes da Embrapa e bancos parceiros”, destacou.

Continua após a publicidade

Na ocasião, também foram firmados acordos para a retomada de capacitações destinadas a pescadores e aquicultores durante a realização da Agrotins 2026, incluindo a capacitação na Conferência Estadual de Pesca e Aquicultura, que será realizada no evento.

“O Sebrae também será parceiro da Sepea na pesca esportiva, colaborando com o Governo do Tocantins na realização do Circuito Tocantinense de Pesca Esportiva, com a capacitação de guias turísticos e o apoio nos processos de intermediação para acesso às carteiras de habilitação para condução de embarcações”, enfatizou o secretário.

O gerente de Competitividade do Sebrae/TO, Bruno Vieira; e o gestor estadual do Agronegócio do Sebrae/TO, José Daniel, ressaltaram a experiência da instituição no fortalecimento empresarial e no apoio às micro e pequenas empresas, aliada à gestão técnica e regulatória da secretaria. “Essa parceria possibilita iniciativas que atendem às necessidades específicas dos produtores, ampliando o acesso a tecnologias, boas práticas de gestão e novos mercados”, reforçaram os gestores.

A parceria contribui ainda para a formalização e a organização do setor, fortalecendo as cadeias produtivas e promovendo a geração de emprego e renda nas comunidades pesqueiras e aquícolas. Ao investir na qualificação dos profissionais e no desenvolvimento de um ambiente de negócios mais favorável, o acordo contribui diretamente para o crescimento econômico sustentável, essencial para a continuidade da atividade pesqueira e aquícola no Tocantins.

Secretário da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, recebe na sede da secretaria os representantes do Sebrae para ajustar acordo que beneficiará o setor da pesca no Tocantins - Sepea/Governo do Tocantins