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Retrospectiva 2025: Maranhão se consolida no cenário de grandes eventos dentro e fora do país
O ano de 2025 consolidou a força da cultura maranhense como um diferencial nas festas populares brasileiras.
26/12/2025 15h35
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O Maranhão entrou de vez para o calendário de grandes eventos dentro e fora do país. O ano de 2025 consolidou a força da cultura maranhense como um diferencial nas festas populares brasileiras. Com a articulação da gestão estadual, as comemorações do Carnaval e São João marcaram o ano de 2025, além de diversas outras manifestações que tiveram o apoio do governo como a Festa do Divino em Alcântara, Via Sacra no Anjo da Guarda, Festival Ilha do Reggae, Natal, entre muitas outras.

Todas essas expressões da cultura maranhense criaram um ambiente de efervescência para o turismo e para a economia gerando impacto na rede hoteleira com ocupação máxima das vagas; recorde em desembarque no Aeroporto Marechal Cunha Machado; atração de novos voos impactando no fortalecimento da malha área; além de atração de investimentos, como as obras de instalação da rede hoteleira portuguesa Vila Galé.

O começo do ano foi marcado pelo Carnaval, que mobilizou mais de 4 milhões de pessoas nos circuitos oficiais do Governo do Maranhão, incluindo as prévias. Com uma programação diversificada, a festa contemplou blocos tradicionais, afros, tambor de crioula, samba, bandas locais e atrações nacionais como Ivete Sangalo, Anitta, Gloria Groove e Wesley Safadão, totalizando mais de 90 atrações.

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Já a festa maranhense conhecida como Lava-Pratos foi realizada nos municípios de São José de Ribamar, Imperatriz e Guimarães. Seguindo o exemplo do carnaval, o evento foi considerado um sucesso. A cidade de Guimarães sediou o evento pela primeira vez e o cenário para os shows foi a Praia de Araoca, cartão-postal do município. Subiram ao palco nomes como Raí Saia Rodada, Reno, Bruno Shinoda, Felipe Motta, entre outros.

O investimento da gestão estadual para o Carnaval gerou um impacto de R$ 800 milhões na movimentação econômica, conforme estimativa do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). O levantamento mostrou que, somente nos circuitos oficiais, a movimentação foi de R$ 12,7 milhões, o que representou um aumento de 22,7% em relação a 2024.

São João do Maranhão

Outro grande impacto positivo para a economia do estado foi o São João do Maranhão, que em 2025 movimentou, entre junho e julho, aproximadamente R$ 415 milhões, conforme avaliação do Imesc. O resultado mostra que o investimento da gestão estadual impulsionou a economia com o aumento da demanda em setores como bares, restaurantes, hotéis, transportes, vestuários e artesanatos.

Houve recorde histórico no fluxo de desembarques no Aeroporto de São Luís no mês de junho. Foram registrados 89.657 visitantes, um crescimento de 19,03% em relação ao mesmo mês de 2024.

“O Governo do Maranhão reforçou, ao longo deste ano, seu compromisso com a cultura, ampliando os investimentos em ações, projetos e eventos em todas as regiões do estado. Esses recursos impulsionaram a economia criativa, garantiram oportunidades para artistas e fazedores de cultura e fortaleceram nossas tradições. Seguiremos avançando na construção de políticas públicas que valorizem a diversidade cultural maranhense e assegurem que a arte continue sendo um instrumento de desenvolvimento social e econômico”, frisou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Os preparativos para o período junino foram iniciados com o Maranhão de Reencontros. Realizado aos domingos de maio, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen, o projeto mobilizou 21 grupos culturais, incluindo bois de vários sotaques, tambor de crioula, cacuriá e grupos juninos, que fizeram o aquecimento para o São João. Com o início do período oficial, além dos tradicionais arraiais na capital e interior do estado, a festança também contou com shows nacionais no Bumba Meu São João, no Outeiro da Cruz.

A festa popular mais característica do estado contou com um grande trabalho de divulgação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur). O bumba boi maranhense teve um lançamento especial no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), além de divulgação em feiras de turismo como a promovida pela Azul Viagens sobre o São João do Nordeste para o público de São Paulo (SP), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Uberlândia (MG); assim como a Galeria Visit Brasil, em Paris, na França, que reforçou a visibilidade dos patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco.

O trabalho de divulgação se estendeu ao longo de todo o ano apresentando os diversos atrativos do estado para turistas dentro e fora do país. Destaque para a participação do Maranhão na WTM Latin America 2025, a maior feira de negócios de turismo da América Latina. O Maranhão também participou da Bolsa de Turismo de Lisboa, da Fruit Attraction em São Paulo, da Roadshow Visit Nordeste em Londres (Reino Unido) e Milão (Itália), da BNT Mercosul em Balneário Camboriú (SC), entre várias outras.

“O turismo do Maranhão vive um momento histórico. O segmento já responde por uma fatia significativa da economia criativa do estado, movimentando diretamente milhares de empregos e fortalecendo cadeias como hotelaria, gastronomia e artesanato. Também destacamos as ações promocionais realizadas pela Setur, por meio da participação em feiras de turismo nacional e internacional, onde divulgamos as belezas naturais dos nossos destinos”, ressaltou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Este ano também foi marcado pela festa da certificação do Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e dos Lençois Maranhenses como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade. As celebrações foram realizadas durante o mês de agosto com a presença de representantes da Unesco. A festa para o Bumba Boi foi realizada no Ceprama, em São Luís, e para os Lençois Maranhenses no Parque das Dunas, em Barreirinhas.

Demais festas consagradas

Entre as outras manifestações culturais que marcaram as ações em 2025 estão a Via Sacra no Anjo da Guarda, em São Luís, que sempre transforma as ruas do bairro em um grande palco a céu aberto para a encenação da Paixão de Cristo, mobilizando mais de 500 mil pessoas nos dois dias de evento em 2025. Outra manifestação cultural que contou com o apoio da gestão estadual foi a tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara, realizada nos meses de maio e junho, e que envolve a comunidade local.

Com a presença de milhares de visitantes, a 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), considerada a maior feira agropecuária do estado, contou com shows, mostras agropecuárias, competições e capacitações, movimentando a economia. Além disso, um grande leque de serviços e ações de diversos órgãos estaduais foi levado para a Expoema, incluindo a instalação do Gabinete Itinerante para dar respostas aos desafios do setor agropecuário.

Durante o mês de outubro, a programação gratuita nas casas de cultura mantidas pela gestão estadual garantiu uma programação especial na Semana da Criança, com apresentações de 16 grupos artísticos, recreação, teatro, música, pintura facial, contação de histórias e visitas guiadas. Mais de mil pessoas visitaram os espaços que, além de proporcionar lazer, também são fonte de conhecimento e aprendizado.

Ainda em outubro, foi realizada a Festa da Juçara. Evento tradicional do bairro do Maracanã, na zona rural de São Luís. Com o apoio do Estado, o Parque da Juçara recebeu obras para realizar o festejo que possui mais de cinco décadas de existência, sendo um dos símbolos da identidade cultural do estado. O evento reúne famílias inteiras em torno do costume de apreciar a juçara com farinha d’água e camarão seco, além de outras comidas típicas.

Em novembro, coroando as manifestações culturais do mês da Consciência Negra, a capital maranhense recebeu o Festival Ilha do Reggae, com grandes artistas nacionais, internacionais, talentos maranhenses e participação das radiolas, celebrando o reggae como patrimônio cultural. O evento realizado pelo Governo do Estado surgiu a partir de memorando de entendimento assinado pelo ministro do Turismo da Jamaica, Edmund Bartlett, durante visita oficial a São Luís.

Festa natalina

Já o mês de dezembro tem como marca a transformação da capital maranhense com uma ampla programação e decoração natalina. O Natal do Maranhão trouxe novidades como 26 árvores natalinas para municípios do interior do estado; vídeo mapping que foi projetado na fachada da Igreja de Santo Antônio, que foi totalmente reformada; vídeo mapping presente na programação natalina de Imperatriz. Além da tradicional decoração natalina no Centro Histórico, como a da Rua Portugal, e a Vila Encantada no Ipem.

Outro resultado do empenho da gestão estadual foi o fortalecimento da malha aérea. No início do ano houve a ampliação do número de voos semanais da companhia aérea Latam Airlines com destino a São Luís. Enquanto em outubro começou a operar uma nova rota de voo regular da Latam entre São Luís e São Paulo. Também foram iniciadas tratativas com a TAP Air Portugal para um voo direto entre São Luís e Lisboa.

Essa efervescência do turismo também tem atraído investimentos para o estado, como os hotéis Vila Galé Collection São Luís e Vila Galé Collection Maranhão, equipamentos que fortalecerão o turismo no Centro Histórico. Com um investimento de aproximadamente R$ 105 milhões, devem ser criados quase 300 empregos durante as obras e mais 100 empregos depois da conclusão dos serviços.