A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) realizou, na terça-feira (9), o evento “Integridade em Ação: lançamento do Sistema de Gestão da Integridade do Maranhão (Sigimar) e balanço das medidas anticorrupção no Estado”. O encontro, ocorrido no auditório Isabel Rego, da STC, marcou a consolidação de um ciclo de avanços na política de integridade pública estadual.
O ponto alto da apresentação foi o lançamento oficial do Sistema de Gestão da Integridade do Maranhão (Sigimar), uma nova ferramenta que representa a unificação e o fortalecimento dos mecanismos de ética, transparência e responsabilização na administração pública. O SIGIMAR visa instrumentalizar gestores e servidores para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção, integrando os esforços de controle e correção em uma única plataforma.
O evento também dedicou um momento significativo para apresentar o balanço das principais medidas de prevenção e combate à corrupção adotadas pelo Estado em 2025, destacando os resultados obtidos no fortalecimento da integridade e da transparência na gestão.
Foi celebrado, ainda, o pioneirismo do Maranhão como o primeiro estado a aderir ao Programa Time Brasil: Ações de Integridade Pública para Estados e Municípios, uma importante iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) voltada ao aperfeiçoamento dos entes federativos.
O secretário de Transparência e Controle do Maranhão, Raul Cancian Mochel, ressaltou a importância do evento:“O evento ‘Integridade em Ação’ foi um sucesso, pois não apenas lançamos uma ferramenta robusta como o Sigimar, mas também reafirmamos nosso pacto com a sociedade: uma gestão cada vez mais ética, transparente e orientada para resultados. O Maranhão segue na vanguarda da integridade no Brasil, e o Sigimar é uma prova de que nosso compromisso é contínuo e se manifesta em ações concretas”.
O evento simboliza a consolidação de uma cultura de transparência e o compromisso do Governo do Estado do Maranhão em manter uma gestão pública que serve de referência em ética e responsabilidade.
Para Hugo Brandão, chefe da Assessoria Jurídica, o Sigimar é uma ferramenta de apoio aos órgãos na política de promoção da integridade do Estado.“O principal objetivo é que os órgãos utilizem esse sistema e consigam produzir programas de integridade mais efetivos e padronizados, melhorando suas entregas”, completou.