Geral Governo
Governo do Maranhão avança na inclusão digital com entrega de mais de 14 mil tablets a estudantes da URE de Santa Inês
A iniciativa reforça o compromisso do Estado em promover a inclusão digital, modernizar as práticas pedagógicas e ampliar o acesso de jovens às tec...
10/12/2025 11h24
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, nessa terça-feira (9), a entrega de 14.098 tablets educacionais a estudantes da Unidade Regional de Educação (URE) de Santa Inês, durante o Festival Conecta Santa Inês, ação que integra o Projeto Tô Conectado. O evento ocorreu no Ginásio João Cambinha, com a presença do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, que representou o governador Carlos Brandão.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado em promover a inclusão digital, modernizar as práticas pedagógicas e ampliar o acesso de jovens às tecnologias educacionais. O Festival Conecta Santa Inês mobilizou estudantes e gestores de 12 municípios atendidos pela URE, entre eles: Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Igarapé do Meio, Monção, Pindaré-Mirim, Pio XII, Santa Inês, Santa Luzia, Satubinha, São João do Caru e Tufilândia.

“Hoje entregamos mais de 14 mil tablets aos estudantes do Vale do Pindaré. O impacto positivo no ambiente estudantil é certo: mais acesso à informação, exercícios e plataformas de ensino na palma da mão dos alunos”, destacou o secretário Orleans Brandão.

Para o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus, a entrega representa um incentivo importante ao processo de aprendizagem. “A gente vem acompanhando o investimento que o governo do Estado tem feito na educação, seja com reformas e ampliações de escolas, seja através de incentivos como os da robótica, que nos resultaram em várias premiações em níveis internacionais. Sabemos que esses tablets vão ajudar ainda mais nesse processo de aprendizado dos nossos alunos do Vale do Pindaré”, afirmou.

A entrega faz parte do Programa Educação de Verdade, que prevê a ampliação do uso de ferramentas digitais como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todo o Maranhão.

Os dispositivos permitirão acesso a livros digitais, vídeos, plataformas educacionais, aplicativos interativos e outros recursos que contribuem para o desenvolvimento de habilidades digitais. Os estudantes poderão permanecer com o equipamento ao concluírem o Ensino Médio. Após essa etapa, será iniciado o processo de distribuição de 30 mil chromebooks a professores da rede estadual.