Domingo, agosto 14, 2022

Monitor da Violência: assassinatos caem em 2019, mas letalidade policial aumenta; nº de presos provisórios volta a crescer

Dados de ferramenta criada pelo G1 mostram uma queda de 22% no número de homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte em 9 meses. Em contrapartida, as mortes decorrentes de intervenção policial cresceram no 1º semestre do ano. No sistema carcerário, a superlotação aumentou e o percentual de provisórios ficou maior.

O ano de 2019 foi marcado por uma queda consistente no número de assassinatos no país. O índice nacional de homicídios criado pelo G1 mostra que, em nove meses, houve uma diminuição de 22%. Por outro lado, as mortes cometidas pela polícia aumentaram no 1º semestre. E a superlotação e o número de presos provisórios voltaram a crescer neste ano.

Na retrospectiva, o Monitor da Violência mostra números exclusivos levantados durante o ano e ouve especialistas do Núcleo de Estudos da Violência da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, parceiros do projeto, para mostrar as causas por trás dos dados e apontar caminhos para 2020.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES