Quarta-feira, agosto 10, 2022

Irã sai de acordo nuclear; STF impõe derrotas ao governo na área social

Os principais jornais do país destacam as reações do Irã e do Iraque após os ataques norte-americanos dos últimos dias: a declaração iraniana de que o tranlho de enriquecimento de urânio não respeitará mais o acordo nuclear estabelecido em 2015; e o pedido do parlamento ao governo iraquiano para que se encerrem as atividades de tropas estrangeiras no país, especialmente as dos EUA.

As medidas dos dois países islâmicos respondem o ataque norte-americano que matou, na última quinta-feira (2), em Bagdá, o general iraniano Qassem Soleimani e o comandante iraquiano Abu Mahdi al-Muhandis, além de outras oito pessoas.

Em seu título principal, O Estado de S.Paulo informa que a decisão do parlamento iraquiano de expulsar os 5,2 mil militares americanos só depende da assinatura do premiê Adel Abdul Mahdi. Como a recomendação aos deputados partiu do próprio premiê, não deverá haver objeção à medida.

A resolução do parlamento iraquiano determina que o governo “acabe com qualquer presença estrangeira no solo iraquiano e impeça o uso do espaço aéreo, solo e água [do país] por qualquer razão”.

A ocupação do Iraque ocorreu em 2003, quando os Estados Unidos, à época sob o comando do então presidente George W. Bush, alegaram que Sadam Hussein detinha armas de destruição em massa. Em 2011, já durante a gestão do presidente Barak Obama, os americanos se retiraram do país localizado no Oriente Médio. Posteriormente, contudo, após um acordo firmado para combater o estado islâmico, as tropas norte-americanas voltaram à região.

O Estadão lembra que o pacto nuclear firmado entre EUA, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia e China sofre golpes desde 2018, quando o presidente Donald Trump retirou os EUA do acordo. “Iraque exige saída de tropa dos EUA; Irã deixa acordo nuclear”, sublinha a manchete do Estadão.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES