As atividades promovem conhecimento de gêneros literários como histórias em quadrinhos, prosa, poemas, crônicas, estilo jornalístico, carta, romance, novela e ficção – Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Com intuito de fortalecer o processo de ressocialização de adolescentes do Centro de Internação Provisória de Gurupi (Ceip Sul), a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) incentiva o hábito da leitura dos custodiados por meio do projeto Leitores da Liberdade.

Idealizado por uma equipe técnica da unidade, composta por psicólogos, pedagogo, assistente social, educador físico e nutricionista, o foco é despertar, nos socioeducandos, o hábito pela leitura como fonte de inspiração e conhecimento. As atividades promovem conhecimento de gêneros literários como histórias em quadrinhos, prosa, poemas, crônicas, estilo jornalístico, carta, romance, novela e ficção.

O projeto é executado por meio de doações de livros oriundos da comunidade, de escolas municipais e estaduais públicas e privadas, de empresários e demais instituições.

Café Literário

Por meio do projeto Leitores da Liberdade, os socioeducandos participam de diversas atividades com os livros durante o ano. Recentemente, nos dias 15 e 16 de julho, o Ceip Sul realizou o Café Literário com a participação de servidores e 22 adolescentes. A atividade incluiu leituras coletivas, empréstimos de livros e organização do acervo literário arrecadado.

O adolescente T.V.O.J, que ajudou na catalogação dos livros, comentou que é um momento importante para eles. “Com os livros, aprendemos mais, melhoramos a leitura e nos entretemos”, resumiu.