Escolinha Nilton Santos oferece aulas gratuitas de futebol a crianças e adolescentes de Palmas – Foto: Seduc/Governo do Tocantins

A Escolinha de Futebol Nilton Santos, de Palmas está com inscrições abertas para turmas na faixa etária dos 7 aos 17 anos. Mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), a Escolinha Nilton Santos oferece aulas gratuitas de futebol a crianças e adolescentes da Capital. As aulas são orientadas por profissionais de educação física e técnicos da Seduc.

Para evitar aglomeração, as inscrições serão feitas por meio de agendamento até o próximo dia 23 de julho, pelo telefone (63) 3218-1232, no período das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas.

Estão sendo oferecidas 400 vagas, tanto para alunos veteranos quanto novatos, nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. Para fazer parte do projeto, a criança ou o adolescente deve estar devidamente matriculado em uma unidade de ensino, pública ou particular.

Na data agendada para a matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar, na sede da Escolinha, localizada na Quadra 407 Norte, Alameda 8, os seguintes documentos: cópia de comprovante de matrícula, de certidão de nascimento ou RG, uma foto 3×4, além da cópia do documento do responsável do aluno e um número de telefone para contato.

Aulas 

As aulas de futebol, que estavam suspensas desde o ano passado devido às medidas de isolamento social, estão previstas para recomeçar no dia 15 de agosto, podendo haver alteração em virtude da pandemia da Covid-19.

Nilton Santos

Conhecido como a A Enciclopédia do Futebol, por causa dos conhecimentos sobre o esporte e por ser completo como jogador, Nilton Santos foi ídolo do Botafogo e integrou as equipes da seleção brasileira nos campeonatos mundiais de 1950, 1954, 1958 e 1962.

Escolinha

A Escolinha de Futebol Nilton Santos foi fundada em 1997 com o nome Espaço Mané Garrincha, mas o nome Escolinha Nilton Santos foi dado em dezembro de 2001, quando Nilton Santos veio morar em Palmas com a família. A homenagem também foi em virtude de o jogador participar de projeto social.

A unidade foi a primeira implantada no Estado do Tocantins, com o objetivo de levar o esporte para crianças carentes. Atualmente, atende crianças e adolescentes em cinco categorias: do sub-9 ao sub17 com aulas gratuitas, incentivando a prática esportiva e repassando valores do esporte como a disciplina e o companheirismo.