Com proposta de garantir a continuidade da oferta de serviços, com medidas e condições que garantam a segurança e a saúde dos usuários e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), vem promovendo reuniões técnicas, on-line, para tirar dúvidas de profissionais que realizam serviços públicos de Assistência Social nos municípios do Tocantins.

De forma virtual, o encontro reúne secretários municipais de assistência social, coordenadores e técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) municipais.  Ao todo, são três reuniões com a participação de 50 pessoas. A segunda reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16, e o próximo encontro virtual ocorrerá na quinta-feira, 22, às 8h30.

De acordo com o gerente de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios, Matheus Macêdo Mota, a ideia surgiu devido à grande procura, por parte dos profissionais da assistência social dos municípios, para tirar dúvidas sobre os diversos serviços de assistência social prestados à população. “A demanda era muito grande e nossa equipe não estava conseguindo atender individualmente, então tivemos a ideia de reunir, on-line, em grupos de 50 pessoas, para sanar as possíveis dúvidas”, informa.

A  técnica de referência da Proteção Básica da Setas, Sueli Abreu, esclareceu que as dúvidas a sanar são referentes aos serviços específicos da Proteção Social Básica tais como: ofertas de serviços da Proteção Básica, sistemas vinculados  e a utilização de recursos de incremento para execução, durante o período da pandemia.  Informou ainda, que outras turmas serão formadas, até a equipe avaliar que um percentual grande de profissionais estão bem informados sobre os temas.

As reuniões ocorrem por meio da plataforma Google meet. São responsáveis pelo encontro, profissionais da Proteção Social Básica, Bolsa família e Benefícios, da Setas.