Sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img

Idosa morre em UPA da Zona Oeste do Rio enquanto esperava por transferência para hospital com CTI

Jovelilia Maria Zuza, de 83 anos, estava com pneumonia e precisava de sonda alimentar, que não conseguiu devido à falta de médico cirurgião na UPA. Após uma semana de espera, ela não resistiu.

Uma idosa de 83 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento de Paciência, na Zona Oeste do Rio, enquanto aguardava, há uma semana, por transferência para um hospital com CTI no Rio.

Mesmo com três decisões da Justiça autorizando a internação em instituições públicas ou particulares, dona Jovelilia Maria Zuza não conseguiu ser transferida e morreu nesta quinta-feira (19).

A busca por hospitais com o Centro de Terapia Intensiva (CTI) começou há uma semana, quando familiares de Jovelilia a levaram até a UPA de Paciência. No local, ela foi diagnosticada com pneumonia e informada sobre a necessidade de transferência devido à gravidade do caso.

A família da paciente chegou a percorrer diferentes hospitais da Zona Oeste, mas apenas a UPA aceitou. Ela foi tratada com antibióticos, mas também era preciso uma sonda alimentar que – segundo familiares – não poderia ser colocada na unidade por falta de médico cirurgião para realizar o procedimento.

Na terça-feira (17), o Bom Dia Rio mostrou o caso de dona Jovelilia. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a busca por um leito com CTI para a paciente estava sendo feita “com prioridade pela Central de regulação”. Confira a nota na íntegra:

A Subsecretaria de Regulação informa que:

– a paciente está inserida no sistema de regulação e aguarda a disponibilidade de leito compatível com seu quadro clínico, busca que vem sendo feita com prioridade pela Central de Regulação;

– a paciente vem recebendo os cuidados indicados para seu caso, enquanto aguarda a transferência;

– a direção da unidade está à disposição para mais esclarecimentos.

- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES