Quarta-feira, agosto 10, 2022

Economia do Vale recua no primeiro semestre, aponta índice da Facisc

A economia do Vale do Itajaí se saiu pior no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo o período de 2018. Elaborado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o mais novo boletim do Índice de Performance Econômica das Regiões (Iper-SC), divulgado ontem, mostra retração de 0,2% na região entre janeiro e junho. O indicador estadual ficou positivo, com leve avanço de 0,6%.

O Iper engloba 13 subregiões catarinenses e considera variáveis como geração de emprego nos setores da economia – indústria, comércio, serviços e agronegócio –, exportações e importações, operações de crédito, financiamentos imobiliários, depósitos, consumo de energia elétrica e frota de veículos. A Facisc desenvolveu uma metodologia própria a pedido de empresários que queriam atualizações mais frequentes sobre a economia local, já que o IBGE, por exemplo, divulga dados oficiais do PIB com dois anos de defasagem.

Quando o recorte dos dados considera o acumulado nos últimos 12 meses – ou seja, entre junho de 2018 e junho de 2019 -, o resultado do Vale é bem melhor, com crescimento de 3,2%, acima da média estadual (2,9%).

Palestra

Evento agendado para esta quarta-feira no Centro Empresarial de Blumenau vai abordar as perspectivas do cenário econômico e as tendências do mercado nacional de energia. Será a partir das 9h, com palestra de Fernando Sampaio, economista formado pela USP e com 20 anos de experiência como consultor e pesquisador. A promoção é da CPFL Soluções, empresa paulista que comercializa soluções de eficiência energética. Informações: bit.ly/encontroCPFL.

Volta por cima

Depois de correr o risco de perder seu prédio em um leilão por dívidas tributárias, o Hospital Beatriz Ramos, de Indaial, apresenta nesta sexta-feira uma nova clínica médica onde ficarão os pacientes internados pelo SUS. O investimento feito gira em torno de R$ 400 mil.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES