Segunda-feira, agosto 15, 2022

Diabete causa câncer de pâncreas? Médico esclarece a questão.

Será que a diabetes pode causar o câncer no pâncreas? Através do Whatsapp, nesta quinta-feira (19) essa pergunta chegou, e obteve a resposta do cirurgião geral, Cristiano Souza Leão.

“Não. Existe uma associação entre diabetes e câncer de pâncreas de fato. Quando a gente um câncer no pâncreas, a função pancreática pode diminuir ou até mesmo desaparecer. Então a pessoa pode evoluir com diabete associada ao câncer de pâncreas. A longo prazo, a diabete não causa câncer de pâncreas”, disse o cirurgião Leão.

Diabetes

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

Sintomas

Os principais sintomas do diabetes são vontade frequente de urinar, fome e sede excessiva e emagrecimento. Esses sintomas acontecem em decorrência da produção insuficiente de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente sua ação, causando assim um aumento da glicose no sangue. Confira a seguir os sintomas característicos de cada tipo de diabetes.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES