Quarta-feira, agosto 10, 2022

Com Black Friday, vendas do comércio crescem 0,6% em novembro

As vendas do comércio varejista cresceram 0,6% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se da 7ª alta mensal consecutiva do setor.

No acumulado no ano, o avanço chega a 1,7%. Em 12 meses, no entanto, a alta acumulada passou de 1,8% em outubro para 1,6% em novembro, o que sinaliza “perda de ritmo nas vendas”, segundo o IBGE.

Entre as 8 atividades pesquisadas, 4 tiveram altas, sendo que três delas foram diretamente influenciadas pela Black Friday: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,5%). Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação também registraram taxa positiva em novembro (2,8%).

Perspectivas

Apesar da recuperação ainda lenta da economia, o comércio manteve uma trajetória firme de crescimento em 2019.

Entre os fatores que têm contribuído para um maior consumo das famílias, os analistas citam a queda da taxa básica de juros (Selic), a expansão do crédito, os saques do FGTS e a melhora gradual do mercado de trabalho, ainda que que puxada pela informalidade, o que tem feito aumentar a massa salarial e o número de brasileiros ocupados e com alguma renda.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES