Segunda-feira, agosto 15, 2022

Baixo estoque de sangue no hemocentro de Palmas pode comprometer cirurgias

Hemocentros precisam de todos os tipos de sangue. Tocantins tem menos doadores que o recomendado e número de doações diminui ainda mais em período de férias.

O baixo estoque de sangue no hemocentro de Palmas pode comprometer procedimentos cirúrgicos em hospitais do Tocantins. As unidades de Palmas precisam de todos os tipos de sangue, principalmente os negativos. Em períodos de férias e recessos, o número de doações, que é abaixo do recomendado, diminui ainda mais.

Sem bolsas de sangue suficientes, cirurgias podem ser adiadas. Para evitar que isso ocorra, uma assistente social entra em contato com os doadores e faz um novo convite. “Precisamos da sua ajuda, da sua doação. Você pode estar fazendo uma doação no momento?”, diz ela pelo celular.

Roberia Fernandes é responsável pela captação de doadores. “A gente pede que o doador venha antes e chame também amigos e familiares. No hospital precisa, tem as demandas de cirurgias, e às vezes acontece acidentes e está sempre precisando”, explicou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o indicado é que pelo menos 3% da população do estado seja doadora de sangue, mas no Tocantins o índice não ultrapassa 1,5%.

As prateleiras vazias causam preocupação. “É um risco que o paciente pode correr de não ter esse sangue na hora da cirurgia. De atender de imediato “, disse Kécia Vale, assistente social do homocentro.

O pastor Átila Douglas fez questão de doar nos primeiros dias do ano. “Como cidadãos todos nós temos que ter essa consciência. De pensar não só quando a gente precisa. Há acidentes nas estradas, pessoas precisando de sangue para sobreviver”, disse.

Quem pode doar

Segundo o Ministério da Saúde, para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, além de ter alimentação saudável e estar em bom estado de saúde. O doador precisa comparecer à unidade coletora com documento oficial com foto.

Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Em cada coleta, é retirado um volume de 450 ml de sangue, que é suficiente para ajudar até quatro pessoas.

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta da cidade.

- Publicidade -- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES