Sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img

A economia dos EUA nunca esteve tão bem, como diz Trump?

O presidente americano, Donald Trump, tem repetido que a economia do país vive um ciclo de crescimento possivelmente entre os melhores já registrados.

Donald J. Trump ✔ @realDonaldTrump Some of the best Economic Numbers our Country has ever experienced are happening right now. This is despite a Crooked and Demented Deep State, and a probably illegal Democrat/Fake News Media Partnership the likes of which the world has never seen. MAKE AMERICA GREAT AGAIN! 67,7 mil 16:28 – 21 de set de 2019 Informações e privacidade no Twitter Ads 29,6 mil pessoas estão falando sobre isso

A máxima foi tema inclusive de seu discurso na 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU neste mês de setembro, em que ele afirmou que suas “políticas pró-crescimento” vêm ajudando os americanos a encontrar emprego e incrementar o salário.

O serviço de checagens da BBC, o Reality Check, comparou os dados citados pelo presidente com as estatísticas oficiais. Veja o resultado a seguir

O que os números mostram? A taxa de crescimento anualizada do Produto Interno Bruto (PIB), que engloba tudo o que o país gera de riqueza, tem crescido nos Estados Unidos. No primeiro trimestre de 2019, a alta foi de 3,1%, percentual que desacelerou, entretanto, para 2,1% nos três meses de abril a junho – e significativamente menor que o pico recente de 5,5% registrado no segundo trimestre de 2014, durante o mandato do antecessor de Trump, Barack Obama.

A série histórica também mostra resultados superiores nas décadas de 1950 e 1960. “Se você tomar o PIB como indicador da saúde da economia, as afirmações de Trump perdem força quando olhamos para o boom da economia americana nos anos pós-Segunda Guerra”, pondera Megan Black, professora-assistente de História na London School of Economics.

- Publicidade -
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -spot_img

POPULARES